- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. As quatro moradias estão localizadas na margem direita da cidade de Lucerna, uma localização privilegiada, em um bairro residencial. A localização sul recebe uma quantidade ideal de luz solar e uma excelente vista para o lago nas proximidades, a cidade e os Alpes. O terreno é sobre uma encosta banhada pelo Adligenswilerstrasse e uma parede, onde a continuação da Rigistrasse foi planejada, mas nunca concluída. A remodelação pendente da casa neoclássica na Adligenswilerstrasse 18 (um projeto separado) e a propriedade vizinha criaram espaço para o leste para quatro novas moradias e uma garagem de dois andares, no subsolo.
O material uniforme das quatro moradias e o volume respondem ao ambiente de desenvolvimento em pequena escala. Eles seguem a orientação da encosta em direção ao mar e as ruas e os edifícios adjacentes. Apesar da proximidade das moradias, os volumes são colocados em diferentes posições e alturas uns para os outros, criando uma maior sensação de privacidade para os moradores.
As moradias estão a uma curta distância a pé do jardim Adligenswilerstrasse. O projeto da área nas encostas e no prado aberto, cercados por matas densas e arbustos estrategicamente colocados, é baseado no jardim original da villa. Uma rede de caminhos com escadas e passarelas de concreto se abre para as casas individuais. As paredes vizinhas de concreto são feitas a partir de uma mistura especial de água e cascalho com uma superfície lisa.
Porque os edifícios só podem ser em um nível do terreno, os prédios têm formas surpreendentemente simples. As casas são construídas de um sólido calcário Jurássico amarelo. O teto é coberto com placas do mesmo material. Esta pedra natural surgiram cerca de 150 milhões de anos atrás como um sedimento da lagoa; seu uso ressalta como as moradias estão em estreito diálogo com o tecido histórico de seu ambiente.